Nosso Blog

Como costurar Camisa Social Masculina

A camisa social masculina é uma peça bastante usada pelos homens e cai bem em diversas ocasiões. Bora aprender como costurar uma para presentear o pai, namorado ou maridão?

Se você acompanha o nosso canal no youtube viu que nas últimas semanas eu fiz uma série de vídeos mostrando o passo a passo da costura dessa peça. Aproveita pra se inscrever lá se ainda não for inscrito! 😉

Antes de começar a costura você vai precisar de um molde. Talvez mais pra frente eu ensine a modelagem, mas enquanto isso você pode tirar o molde por uma camisa pronta, ou então aproveitar a promoção com 10 reais de desconto e comprar o nosso kit de moldes em 9 tamanhos. (De R$39,90 por apenas R$29,90 – Saiba mais aqui )

Para os tamanhos menores você vai precisar de aproximadamente 1,50 de tecido e eu gosto de usar o tricoline para uma camisa mais fresquinha, ou a microfibra para uma camisa mais simples.

Qual o primeiro passo?

Se você disse “Preparar o tecido”, Parabéns! rsrs
Muita gente pula essa parte, mas ela é extremamente importante, principalmente se o seu tecido for um tricoline ou algum com bastante algodão na composição.

Sabe por que? Porque esse tipo de tecido encolhe na lavagem! Já pensou costurar a camisa todinha e depois de lavar ela não servir mais na pessoa?! Ninguém merece… (Veja aqui como lavar o tecido antes do uso)

Ah, e outra parte importante da preparação do tecido é o alinhamento. Para que a peça não fique retorcida ou repuxando no corpo, é muito importante alinhar o tecido antes do corte para garantir que ele seja cortado no fio certo. (Veja aqui como alinhar o tecido da maneira correta) 

Agora sim…

Tendo feito a preparação do tecido você vai precisar cortar nele as seguintes partes:

  • 1x costas;
  • 2x a pala das costas;
  • 2x a frente (direita e esquerda);
  • 2x a manga (direita e esquerda);
  • 2x a carcela (direita e esquerda);
  • 4x o punho;
  • 2x o colarinho;
  • 2x a gola.

E na entretela:

  • 2x o punho;
  • 2x a entretela (direita e esquerda);
  • 1x o colarinho;
  • 1x a gola.

(Obs.: Para facilitar a costura a entretela deve ser cortada 1 cm menor do que o molde do tecido)

Comece unindo a pala das costas nas costas e nos ombros da parte da frente. Pra saber como fazer uma pala 100% embutida assista a primeira parte do vídeo ↓↓

 

Depois de concluir os passos da parte 1 do vídeo, é hora de começar a preparar a manga. Para isso o primeiro passo é costurar a carcela e o acabamento da abertura dela. Depois que as suas mangas estiverem com essa etapa concluída é hora de unir a manga na cava da camisa, que ainda está aberta nas laterais. Essa hora é um processo mais delicado, porque a margem de costura é menor. mas com calma você consegue! Depois de concluir esse passo o próximo é fechar as laterais da camisa (da barra até a boca da manga) com uma costura inglesa (Veja aqui o passo a passo de como fazer essa costura). Tudo isso foi o que eu ensinei na parte 2 do vídeo, dá só uma olhada↓↓

 

E pra finalizar a costura dessa peça, precisamos ainda aplicar o punho e a gola com colarinho. Muita gente acha que isso é um bicho de sete cabeças, mas não é! É bem simples, e eu te mostro como no terceiro vídeo dessa série ↓↓

 

Finalizando

Se você seguir todos os passos do jeitinho que eu mostrei nos vídeos tenho certeza que vai conseguir finalizar a peça! A camisa social não é uma das peças mais fáceis de costurar, mas também não é a mais difícil. Se a sua primeira tentativa não sair perfeita, não desanime.

No mundo da costura o maior segredo é a prática. Quanto mais você treina e pratica, mais você assimila o conhecimento e consegue evitar os erros.

Então se você tiver gostado das aulas e resolver fazer uma camisa, não esquece de me mandar pra eu ver! Pode ser pela página no facebook ou no instagram @bloglinhanagulha. Eu vou amar! 😉

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

7 respostas

  1. eu gostaria de participar pelo que vejo a modelagem de vcs e bem simples e facil de fazer não tenho nenhuma esperiencia com corte e costura mas quero aprender .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

twelve + 15 =

Está Gostando? Compartilhe

FIQUE POR DENTRO!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo aqui na Linha N'agulha

Seja bem-vindo(a)! Para poder apresentar o site da melhor forma possível, utilizamos cookies. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.