Nosso Blog

Molhar ou não molhar o tecido?

Já aconteceu de você costurar uma peça linda e maravilhosa e depois de lavar ela ficar apertada ou então curta? O que aconteceu? Pois é, o tecido encolheu!

Eu gosto de lavar todos os meus tecidos antes de cortar e costurar, não só por causa da chance deles encolherem, mas também como uma forma de higiene, já que nunca sabemos por onde ele andou ou o que andou por eles na loja, não é mesmo?!

Mas como saber se um tecido vai encolher depois de ser lavado?

Os tecidos que encolhem são tecidos que possuem fibras 100% naturais como o algodão e o linho ou, o que pra mim é campeão de encolhimento: a viscose. Se você é iniciante e ainda não tem conhecimento sobre a composição dos tecidos, peça sempre essas informações ao vendedor e anote para consultar mais tarde. Se você recebeu o tecido de uma cliente e tem dúvida se deve ou não lavar, lave! É melhor do que depois ter o problema da roupa encolher.

Dicas de como molhar o tecido:

LAVAGEM À MÃO

  • Coloque o tecido de molho dobrado por aproximadamente 2 horas. Se quiser pode usar um pouquinho de sabão, mas é importante diluir bem o sabão antes de colocar o tecido de molho.
  • Depois de enxaguar bastante em água corrente NÃO TORÇA, apenas aperte um pouco para tirar o excesso de água.

LAVAGEM NA MÁQUINA

  • A lavagem na máquina é especialmente importante se o tecido for muito engomado.
  • Se tiver muitos tecidos, é possível lavar todos juntos desde que sejam do mesmo tom.
  • Antes de colocar tecidos juntos de molho verifique se não soltam tinta!

SECAGEM

  • Após a lavagem se o tecido não for muito grande sacuda ele um pouco para que ele estique o máximo possível. Isso facilita o processo de alinhamento.
  • Pendure o tecido aberto no varal dividindo metade para cada lado, alinhando o máximo possível.
  • Nunca pendure o tecido pelas pontas para não deformar!
  • Depois de seco é muito importante alinhar e passar o tecido. (VAMOS FALAR SOBRE ISSO NO PRÓXIMO POST.)

E se você colocou o tecido de molho e ele começou a soltar tinta?

Isso acontece porque o corante das fibras não está bem fixado no tecido. Você pode recorrer ao famoso truque da época da vovó: coloque um pouco de vinagre e uma colher de chá de sal na água do molho. O sal dificulta que a tinta do tecido seja dissolvida pela água. O tecido ainda vai soltar tinta, mas numa quantidade bem menor.

Se o tecido for de uma cliente não esqueça de avisá-la que o tecido solta tinta e orientá-la a lavar a peça pronta sempre à mão e utilizando o truque do vinagre e do sal.

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

5 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

1 × 4 =

Está Gostando? Compartilhe

FIQUE POR DENTRO!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo aqui na Linha N'agulha

Seja bem-vindo(a)! Para poder apresentar o site da melhor forma possível, utilizamos cookies. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.