Já aconteceu de você costurar uma peça linda e maravilhosa e depois de lavar ela ficar apertada ou então curta? O que aconteceu? Pois é, o tecido encolheu!
Eu gosto de lavar todos os meus tecidos antes de cortar e costurar, não só por causa da chance deles encolherem, mas também como uma forma de higiene, já que nunca sabemos por onde ele andou ou o que andou por eles na loja, não é mesmo?!
Mas como saber se um tecido vai encolher depois de ser lavado?
Os tecidos que encolhem são tecidos que possuem fibras 100% naturais como o algodão e o linho ou, o que pra mim é campeão de encolhimento: a viscose. Se você é iniciante e ainda não tem conhecimento sobre a composição dos tecidos, peça sempre essas informações ao vendedor e anote para consultar mais tarde. Se você recebeu o tecido de uma cliente e tem dúvida se deve ou não lavar, lave! É melhor do que depois ter o problema da roupa encolher.
Dicas de como molhar o tecido:
LAVAGEM À MÃO
- Coloque o tecido de molho dobrado por aproximadamente 2 horas. Se quiser pode usar um pouquinho de sabão, mas é importante diluir bem o sabão antes de colocar o tecido de molho.
- Depois de enxaguar bastante em água corrente NÃO TORÇA, apenas aperte um pouco para tirar o excesso de água.
LAVAGEM NA MÁQUINA
- A lavagem na máquina é especialmente importante se o tecido for muito engomado.
- Se tiver muitos tecidos, é possível lavar todos juntos desde que sejam do mesmo tom.
- Antes de colocar tecidos juntos de molho verifique se não soltam tinta!
SECAGEM
- Após a lavagem se o tecido não for muito grande sacuda ele um pouco para que ele estique o máximo possível. Isso facilita o processo de alinhamento.
- Pendure o tecido aberto no varal dividindo metade para cada lado, alinhando o máximo possível.
- Nunca pendure o tecido pelas pontas para não deformar!
- Depois de seco é muito importante alinhar e passar o tecido. (VAMOS FALAR SOBRE ISSO NO PRÓXIMO POST.)
E se você colocou o tecido de molho e ele começou a soltar tinta?
Isso acontece porque o corante das fibras não está bem fixado no tecido. Você pode recorrer ao famoso truque da época da vovó: coloque um pouco de vinagre e uma colher de chá de sal na água do molho. O sal dificulta que a tinta do tecido seja dissolvida pela água. O tecido ainda vai soltar tinta, mas numa quantidade bem menor.
Se o tecido for de uma cliente não esqueça de avisá-la que o tecido solta tinta e orientá-la a lavar a peça pronta sempre à mão e utilizando o truque do vinagre e do sal.
Espero ter ajudado! Até a próxima!
5 Responses
Bom dia!
É possível secar tricoline na secadora de roupas?
Obrigada!
Melhor não, porque meche muito com a organização das tramas. O tecido com certeza vai sair desalinhado.