Nosso Blog

Aprenda a costurar e modelar em 2019

Você tem vontade de aprender a costurar, fazer as suas próprias roupas ou ganhar dinheiro costurando roupas para outras pessoas? Talvez você seja como a grande maioria que pensa que costurar é questão de ter o dom e que é muito difícil. Se você pensa assim, eu espero que depois de ler esse artigo você comece a abrir a sua mente e acreditar que você PODE aprender a costurar e a modelar, só depende de você mesma!

Por que você deve pensar em aprender a costurar?

Vamos ser sinceros, quem é que nunca passou na frente de uma loja e ficou apaixonada por uma determinada peça, mas quase morreu do coração quando viu o preço? Ou então quem nunca comprou uma peça e precisou levar em uma costureira e fazer um monte de ajustes? Pois é. Depois que eu aprendi a costurar eu nunca mais consegui comprar nenhuma roupa. Se eu passo em frente a uma loja e gosto de um determinado modelo, eu compro o tecido, faço a modelagem e costuro a peça do jeitinho que eu quero, e pode acreditar, sai muito, mas MUITO mais barato! Essa é uma das grandes vantagens de saber costurar!

Agora, digamos que além de costurar somente pra você e sua família, e passar a economizar bastante dinheiro com isso, você comece a costurar para outras pessoas. Independentemente se você escolher trabalhar apenas com consertos e ajustes (que são sempre precisos em roupas industriais) ou então trabalhar confeccionando peças sob medidas para clientes, você consegue lucrar com isso! Quando mais clientes você atende, quanto mais tipos de trabalhos você realiza, mais você aprende, mais você melhora e aperfeiçoa o seu trabalho.

Saindo um pouco da questão financeira, um outro motivo para você aprender a costurar é que costurar é uma terapia. É mais do que simplesmente distrair a mente. Exige muita concentração, mas é muito prazeroso. Ouvir alguém perguntar onde você comprou uma determinada roupa e você poder responder: “Eu que fiz!”, não tem preço!

Dicas para aprender a modelar e costurar pra valer em 2019

  • Coloque na sua cabeça: Aprender a costurar e modelar não é questão de ter o dom!

Algumas pessoas realmente tem mais facilidade para aprender determinadas atividades do que outras, e aí então surgiu esse pensamento de que se a pessoa se sai muito bem fazendo algo, é porque ela tem o dom. Mas, qualquer pessoa é capaz de aprender a costurar por exemplo, se ela tiver muita força de vontade, se empenhar de verdade, estudar e colocar em prática. Não existe mistério, quem quer aprender, APRENDE!

  • Não tenha medo de começar

Se você tem medo de começar, isso é normal. Mas você precisa trabalhar a sua mente para vencer esse medo. Precisa pensar que nunca vai existir um final se você não começar. Você realmente nunca vai aprender a costurar e a modelar se você não começar a estudar e tentar.
Você tem medo de cortar o tecido errado? Estude a forma correta de cortar e comece a cortar, nem que seja em tecidos mais baratos, ou em TNT. Se errar conserte o erro e tente novamente.
Tem medo do molde não ficar bom? Faça o molde e costure um tecido de teste, se não ficar bom conserte o molde e tente novamente.
Tem medo da costura não ficar boa? Costure e experimente, se não der certo ajuste e tente novamente.

  • Errar faz parte!

Todo mundo erra, e todo mundo aprende errando. Faz parte do processo de aprendizagem. Os maiores erros que você cometer na costura vão servir de lições para não errar novamente no futuro. O erro te faz entender o que deve ou não ser feito, qual é de fato a coisa certa.

Agora, se você só errar quando começar a costurar e modelar, vai se tornar estressante. Por isso é muito importante estudar bastante e começar a executar passos e peças simples para iniciantes na costura. Não adianta você querer começar pelo mais difícil, você só vai se sentir frustada. Comece do mais simples! Depois que você dominar o mais simples passe para o intermediário. Quando dominar o intermediário passe para o avançado.

  • Estude, observe, pesquise e teste

No mundo da costura não existe uma verdade absoluta. Não existe apenas uma forma certa de realizar um acabamento ou desenhar um molde. Por isso, tente aprender várias técnicas de costura e modelagem, testar e ver em qual delas você se sai melhor. Na modelagem, o que fica bem em um determinado tipo de corpo não fica bem em outro. Uma determinada regra passa a não se aplicar em algumas circunstâncias. Por isso, ter conhecimento de outras técnicas vai te ajudar a encontrar uma saída mais fácil quando encontrar um problema.

A internet hoje é recheada de material de estudo gratuito! Você pode baixar livros de modelagem e costura em diversos sites e assistir milhares de vídeos com técnicas diferentes de costura e modelagem. Nós já escrevemos um artigo com 3 sites gratuitos para aprender a costurar e modelar. (VEJA AQUI) Reserve um tempo todos os dias para estudar esse material gratuito e teste até encontrar algo que se identifique.

Com relação a esse conteúdo gratuito da internet, muitas pessoas tem gostado do nosso modo de ensinar lá no nosso canal: youtube.com/linhanagulha. Você já conhece o canal? O que acha das aulas? Estamos preparando muito conteúdo legal e importante pra quem quer aprender a costurar e modelar. Aproveita e comenta aqui em baixo que tipo de conteúdo você gostaria de ver por lá. 😉

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

eleven + nine =

Está Gostando? Compartilhe

FIQUE POR DENTRO!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo aqui na Linha N'agulha

Seja bem-vindo(a)! Para poder apresentar o site da melhor forma possível, utilizamos cookies. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.