Nosso Blog

#1 – Acabamento sem overloque: Costura Francesa

Olá amantes da costura! Hoje vamos começar uma série de artigos e vídeos muito interessante: Acabamento sem overloque! Se você gostaria de aprender a fazer acabamentos finos é só continuar lendo esse artigo. O primeiro assunto da série é a costura francesa.

A costura francesa, em outras palavras, não é nada mais do que uma costura embutida. Ela é utilizada para esconder as bordas do tecido da roupa ou peça em questão, deixando um acabamento limpo e elegante, dando sempre um ar diferenciado à peça.

Onde usar?

A costura francesa fica melhor em bordas retas. Você pode usá-la pra fechar as laterais de uma blusa ou vestido por exemplo. Esse tipo de costura não fica bem em curvas, como ao redor dos braços e pescoço de uma peça de roupa.

Como fazer?

  1. Una avesso com avesso do tecido, deixando o lado direito virado para fora.
  2. Regule a agulha da máquina para a direita
  3. Passe uma costura na borda que deseja costurar seguindo o pé de máquina.
  4. Leve o tecido para a tábua de passar, vire para o lado avesso, centralize a costura feita na lateral e passe para vincar, deixando a margem de costura entre os tecidos.
  5. Volte a agulha da máquina para o centro e passe uma nova costura com um pé de máquina
  6. Abra novamente a costura com o ferro, virando o tecido para o lado direito e tombando a margem para a parte de trás da peça.
  7. E a costura francesa está pronta! A parte de dentro da peça fica com um acabamento super limpo, sem nenhum tecido desfiando, toda a margem do tecido fica embutida.

Lembre-se:

  • Quando fechamos uma peça, normalmente fazemos isso unindo direito com direito do tecido. Mas, para fazer a costura francesa esse detalhe é diferente. Precisamos unir o tecido avesso com avesso, deixando o lado direto virado para fora. 
  • Antes de costurar a peça desejada é necessário regular a máquina para que os pontos se formem corretamente e não fiquem enrugados ou soltos. (Se você não sabe como fazer isso, SAIBA MAIS AQUI)
  • Seguindo essas instruções é necessário acrescentar na peça uma margem de costura de 1,5 cm. Se você quiser deixar o acabamento interno um pouco menor, é só cortar o excesso de tecido logo depois da primeira costura.

Treine bastante essa costura com retalhos, você vai se sentir mais confiante para costurar no tecido definitivo.

Quer ver tudo isso na prática, passo a passo? Então assista aqui:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

16 + 8 =

Está Gostando? Compartilhe

FIQUE POR DENTRO!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo aqui na Linha N'agulha

Seja bem-vindo(a)! Para poder apresentar o site da melhor forma possível, utilizamos cookies. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.