Olá amantes da costura! Hoje vamos começar uma série de artigos e vídeos muito interessante: Acabamento sem overloque! Se você gostaria de aprender a fazer acabamentos finos é só continuar lendo esse artigo. O primeiro assunto da série é a costura francesa.
A costura francesa, em outras palavras, não é nada mais do que uma costura embutida. Ela é utilizada para esconder as bordas do tecido da roupa ou peça em questão, deixando um acabamento limpo e elegante, dando sempre um ar diferenciado à peça.
Onde usar?
A costura francesa fica melhor em bordas retas. Você pode usá-la pra fechar as laterais de uma blusa ou vestido por exemplo. Esse tipo de costura não fica bem em curvas, como ao redor dos braços e pescoço de uma peça de roupa.
Como fazer?
- Una avesso com avesso do tecido, deixando o lado direito virado para fora.
- Regule a agulha da máquina para a direita
- Passe uma costura na borda que deseja costurar seguindo o pé de máquina.
- Leve o tecido para a tábua de passar, vire para o lado avesso, centralize a costura feita na lateral e passe para vincar, deixando a margem de costura entre os tecidos.
- Volte a agulha da máquina para o centro e passe uma nova costura com um pé de máquina
- Abra novamente a costura com o ferro, virando o tecido para o lado direito e tombando a margem para a parte de trás da peça.
- E a costura francesa está pronta! A parte de dentro da peça fica com um acabamento super limpo, sem nenhum tecido desfiando, toda a margem do tecido fica embutida.
Lembre-se:
- Quando fechamos uma peça, normalmente fazemos isso unindo direito com direito do tecido. Mas, para fazer a costura francesa esse detalhe é diferente. Precisamos unir o tecido avesso com avesso, deixando o lado direto virado para fora.
- Antes de costurar a peça desejada é necessário regular a máquina para que os pontos se formem corretamente e não fiquem enrugados ou soltos. (Se você não sabe como fazer isso, SAIBA MAIS AQUI)
- Seguindo essas instruções é necessário acrescentar na peça uma margem de costura de 1,5 cm. Se você quiser deixar o acabamento interno um pouco menor, é só cortar o excesso de tecido logo depois da primeira costura.
Treine bastante essa costura com retalhos, você vai se sentir mais confiante para costurar no tecido definitivo.