Nosso Blog

Como regular a tensão da linha

Regular a tensão da linha é muito importante para que o ponto consiga se formar da maneira certa. Normalmente as máquinas possuem tensão de 0 a 9, mas pode variar dependendo da marca e modelo. As medidas de 3 a 5 são medidas médias de tensão, e servem para a maioria dos tecidos. Mas nesse post, eu vou te ensinar a entender como funciona a tensão pra que você possa regular a sua máquina sem dificuldade.

Você vai precisar de um retalho do próprio tecido que você pretende costurar. Dobre ele ao meio para costurar duas camadas do tecido. Isso é importante porque é como você vai costurar qualquer peça, unindo um tecido ao outro.

Coloque a linha da bobina numa cor diferente da linha do retrós para ficar mais fácil de visualizar.

Comece com uma tensão média (4 ou 5). Faça uma costura reta simples e observe como os pontos ficaram.

  • Se a linha da frente estiver aparecendo atrás é preciso AUMENTAR a tensão.
  • Se a linha de trás estiver aparecendo na frente, é preciso DIMINUIR a tensão.
  • Se o encontro das linhas estiver exatamente dentro do tecido, a tensão está CORRETA.

Caso precise aumentar ou diminuir a tensão para regular corretamente, faça isso sempre de número a número até achar a tensão correta. Lembre-se que tecidos mais grossos exigem tensões maiores e tecidos mais finos, tensões menores.

Se ainda ficou com dúvida ou quiser ver como regular a tensão da linha na prática então assiste ao vídeo aqui embaixo e deixe o deu comentário pra gente saber se te ajudou! 😉

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

sixteen − 10 =

Está Gostando? Compartilhe

FIQUE POR DENTRO!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo aqui na Linha N'agulha

Seja bem-vindo(a)! Para poder apresentar o site da melhor forma possível, utilizamos cookies. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.