Nosso Blog

O que você sabe sobre Entretela?

A entretela é um aviamento essencial para quem trabalha com moda sob medida. Ela é utilizada para encorpar e estruturar peças como cós de saias, camisas, casacos e blazers.

Antigamente as entretelas eram engomadas com goma de farinha de amido. Hoje as entretelas são feitas em maquinas sofisticadas e são utilizadas resinas termolocantes de alta qualidade que, a uma temperatura adequada, permitem a colagem perfeita no tecido que irá compor, por exemplo, o colarinho da camisa.

Existem vários tipos de entretela, a escolha é feita de acordo com a estrutura que se deseja dar à peça.

  • Entretela de TNT: conhecida também por “entretela de papel”. É um dos tipos mais baratos e acessíveis. Pode ser encontrada em diversas espessuras e é fácil de aplicar. A desvantagem é que ela amassa e rasga com mais facilidade e é difícil conseguir reaproveitá-la.
  • Entretela de Tecido plano: é uma entretela um pouco mais cara, mas também com mais benefícios. A estrutura é com fios na trama e urdume, ou seja, bem semelhante a de tecidos mesmo. Por isso, é mais encorpada e mais resistente. Pode ser reaplicada caso aplicação não tenha sido satisfatória e você precise refazer.
  • Entretela de malha: entre os tipos de entretela, esse é o que mais mantém o caimento do Tecido, já que a entretela de malha é mais maleável. É usada geralmente em peças de malha, tecidos finos e em alfaiataria. Apesar de encorpar a peça, a entretela de malha não deixa a roupa dura.

A qualidade da entretela é definida por alguns aspectos fundamentais: a cor, a uniformidade na aplicação de sua resina, a qualidade da colagem (que tem de ser perfeita e não pode apresentar bolhas) e a resistência às sucessivas lavagens.

Resumo

  • Finalidade: Reforçar e evitar a deformação de determinadas partes de uma peça de vestuário, dando a ela suporte e forma.
  • Aplicação: Partes inteiras, como golas, punhos e lapelas ou áreas da peça de vestuário, como a frente, bainha, decote, cavas e fendas.
  • Tipos: Entretelas de tecido plano, TNT ou de malha, aplicadas ou não a calor – leves, de peso médio ou pesadas.
  • Critérios de seleção: Antes de fazer a aplicação é necessário levar em consideração que a entretela utilizada dependerá das características do tecido que precisa ser entretelado. Depois de escolher a entretela correta, é importante analisar qual parte da peça irá precisar de reforço (gola, punho ou cós, por exemplo). E por fim, qual caimento essa roupa precisa ter, se mais firme ou mais leve.

Dicas

  • Entretelas costuráveis: Alinhave antes de costurar para melhorar o acabamento.
  • Entretelas termocolantes: Corte a entretela no formato do molde e posicione o lado com cola (geralmente mais brilhoso ou mais áspero) sobre o avesso do tecido. Deixe o ferro numa temperatura média e aplique pressionando o ferro sobre a entretela sem passar de um lado para o outro. Espere esfriar para dar seguimento à costura.

Veja como é cada tipo de entretela no vídeo abaixo:

fonte: O grande livro da costura; wikipédia; maximus tecidos.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

three × 3 =

Está Gostando? Compartilhe

FIQUE POR DENTRO!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo aqui na Linha N'agulha

Seja bem-vindo(a)! Para poder apresentar o site da melhor forma possível, utilizamos cookies. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.