Você se sente perdida em meio a tantas opções de moldes, máquinas de costuras, tecidos e aviamentos? Não se preocupe! Confira a seguir uma lista do que realmente não pode faltar para que você comece a costurar.
Máquina de Costura
A máquina doméstica é a mais indicada para iniciantes. No mercado você encontra dois tipos: mecânica e eletrônica. Basicamente, a principal diferença entre elas nada mais é do que o método de seleção e de modificação dos pontos. A escolha não influencia no resultado final. O importante é comparar o preço com as funções oferecidas.
- Máquina Mecânica: Possui diferentes botões com funções específicas. É necessário girar esses botões para selecionar o tipo de ponto, comprimento ou largura.
- Máquina Eletrônica: Todas as seleções de tipos de ponto, comprimento ou largura são feitas num teclado digital ligado a um cartão eletrônico.
Linhas
Existem diversos tipos de linhas e cada um delas tem sua indicação de uso. Mas a regra básica é: Linha de algodão para tecidos de fibras naturais; Linhas sintéticas para tecidos sintéticos. Se você usar uma linha de algodão num tecido sintético, ela pode encolher, franzir a costura ou até mesmo arrebentar, por isso é importante estar atenta.
Tesouras
Você não precisa gastar muito para ter uma boa tesoura. O mais importante é que você tenha uma tesoura para cada tipo de material: uma para tecido, uma para papel e outra para linha. Dessa forma você mantém elas amoladas por muito mais tempo
Fita Métrica
A fita métrica vai ser sua maior companheira. Você vai usá-la em todo o processo da costura, por isso é bom ter uma sempre em mãos. Dê preferência à fita que possui a ordem das medidas invertidas no verso. Isso agiliza o processo, porque qualquer ponta que você pegar, vai encontrar o número um.
LEMBRE-SE: Uma medida errada prejudica toda a peça!
Alfinetes
Existem diferentes tipos e marcas de alfinete. O mais importante é estar atenta ao acabamento e à espessura do alfinete. Um alfinete ruim resulta em muitos furos e fios puxados no tecido. Por isso, nem pense em comprar aqueles alfinetes baratinhos que vem num disco e tem várias cores, são HORRÍVEIS!
Agulhas
É sempre bom ter agulhas de mão de vários tamanhos, pois cada uma delas é utilizada em um tipo de tecido. Quanto às agulhas de máquina, para que elas não quebrem com facilidade, você também precisa escolher de acordo com o tecido que for utilizar. Tecidos grossos pedem agulhas mais grossas. Veja a tabela:
Marcadores de Tecido
Para tirar os moldes no tecido você pode utilizar giz de alfaiate, canetas com tinta que apagam com o ferro ou simplesmente um sabonete. Isso mesmo, sabonete comum. Quando ele estiver bem fininho é só tirar ele do banheiro e colocar no sol pra secar. Alem de marcar muito bem o tecido ele ainda deixa um perfume bom.
Para fazer a marcação dos detalhes do molde, como pences e bolsos você também pode utilizar uma carretilha junto com um carbono especial para tecido.
Desmanchador de costura
Essa ferramenta é a salvação de quem está aprendendo. Com ela é possível retirar alguns pontos facilmente ou até desmanchar a costura inteira para refazer depois.
E aí? Você já montou o seu kit de material básico? Tem mais alguma coisa que você acha que não pode faltar? Comenta aqui em baixo. Até a próxima! 😉