Alguma vez você já modelou cortou e começou a costurar uma peça e de repente empacou sem saber como realizar o acabamento de algumas partes? Ou então o acabamento que tinha pensado não deu certo com um tipo de tecido ou não caiu tão bem?
Se isso já aconteceu com você, saiba que já aconteceu com a maioria das costureiras, principalmente quando estavam iniciando. O acabamento pode parecer a parte mais fácil da costura da peça, já que é a última a ser feita, mas na verdade é a mais importante e exige planejamento.
Minha experiência
É claro que se você tem uma máquina overloque deve usá-la com muita frequência. E realmente ela é uma mão na roda pra realizar acabamentos de forma rápida. Porém, a maioria das iniciantes começa a aprender a costurar apenas com uma máquina reta. Então, será que dá pra fazer um acabamento caprichado só com ela? Claro que dá!
Pra você ter uma ideia, eu comprei uma máquina overloque depois que comecei a costurar para fora. Só que eu me apaixonei tanto pelos acabamentos finos que passei a nem usá-la, e depois até vendi! Se você quer aprender a fazer acabamentos impecáveis com a sua máquina reta é só continuar lendo. 😉
Antes de modelar e cortar a peça
Embora o acabamento seja a última etapa da costura, ele deve ser o primeiro na etapa de planejamento. Isso porque ele vai variar dependendo de alguns fatores como:
- Qual o tipo do tecido que vai ser usado? Ele desfia muito ou não? É transparente? É muito grosso?
Para tecidos finos e que desfiam muito o melhor acabamento é a costura francesa, onde a margem de costura fica embutida e virada para o lado interno da peça. Porém em tecidos mais grossos e colados ao corpo essa costura cria volume e marca muito. - A peça vai ser muito usada? Vai ser lavada na máquina ou à mão?
Se a peça vai ser muito usada e lavada na máquina vai precisar de costuras mais reforçadas, mas se for uma peça pouco usada e que será lavada na mão, pode ter acabamentos internos mais simples. - As costuras serão aparentes?
Se a peça for forrada não precisa de acabamentos, mas se não houver forro e costura for aberta, precisa de um bom acabamento nas bordas internas.
Alguns tipos de acabamento sem overloque
Costura Francesa
É um método para fazer costuras duplas. Ela é utilizada para esconder as bordas do tecido da roupa ou peça em questão. É aplicada com maior frequência para fazer artigos de vestuário, mas também pode ser feita em vários outros projetos de costura. Cai muito bem com tecidos finos e peças em geral que não possuam muitas curvas. Pode ser usada para fechar as laterais de uma saia, blusa calça ou vestido, mas não fica bem para unir as partes de um recorte princesa ou qualquer parte muito curva. Veja o passo a passo de como fazer↓↓↓
Costura Inglesa
É uma costura embutida, e que possui um pesponto feito pelo lado direito da peça. Para fazer a costura inglesa nas peças, é preciso deixar uma margem para costura de 1,5 cm. É o acabamento mais usado para fechar as laterais de uma camisa social masculina. Pode ser usada para os mesmos tipos de peça que a costura francesa. Veja o passo a passo de como fazer↓↓↓
Acabamento com Viés
O viés é uma tira de tecido cortada enviesada, o que proporciona elasticidade no tecido mesmo que seja um tecido plano. Ele pode ser usado de forma aparente ou rebatida tanto para dar acabamento nas bordas da costura interna do tecido como para as cavas e decotes. Pose ser usado um viés de cetim comprado pronto ou fazer um com o mesmo tecido da peça. (Clique aqui para baixar e montar a sua maquininha caseira de fazer viés) Veja como aplicar o viés dessas duas formas↓↓↓
É claro que existem muitas outras opções, e com o tempo você vai aprendendo e dominando cada uma delas. Lá no nosso canal no Youtube eu faço todo o acabamento impecável das peças que ensino só com a máquina doméstica. Se você não é inscrito vale a pena se inscrever pra ficar por dentro das novidades.
Com certeza você deve concordar comigo que a qualidade do acabamento valoriza tanto a peça como a costureira que a fez não é mesmo? Imagina olhar uma peça pelo avesso e ver um monte de linha embolada e tecido desfiando… Já até sei o que você pensaria dessa costureira! rsrs. Então bora aplicar esses conselhos pro seu acabamento ficar impecável!
Obrigada pela visita e até a próxima! 😉
8 Responses
Nossa estou adorando todos os conteúdos, pois fazia tempos que não pegava nada pra fazer ou ler a respeito e com vcs reviveu o interece.
Que bom saber disso Ivete! Costurar e modelar é muito bom! Bem vinda ao Blog! 😉
Olá, como não tenho a overlock também acabei por me apaixonar pela costura francesa e viéis .dão um acabamento bem limpo e bonito.bjns
Dá um ar muito mais fino na peça não é mesmo? 🙂
Muito bom o seu blog. Parabens!
Obrigada Rosane!
Vc é Muitooo caprichosa!! Parabéns!!!
Vc fez o curso ACABAMENTOS PRIMOROSOS com a Lara?
Oi Sueli! Não fiz não mas super recomendo esse curso! Os acabamentos bem feitos valorizam qualquer peça! 😉