1 – Franzir da forma tradicional
(à maquina com pontos largos)
- Comprimento do ponto no máximo disponível na sua máquina.
- Tensão da linha entre o 2 e o 0.
2 – Franzir usando outra linha
A segunda forma é uma forma mais rápida mas é necessário ter em mãos uma linha ou um cordão mais grosso como uma linha de crochê ou um barbante. Primeiro faça uma marcação no tecido para servir de linha guia. Depois, posicione o tecido na máquina e o cordão por cima dessa linha e ao mesmo tempo no centro do pé calcador. Para fazer esse franzido é importante que a máquina esteja regulada assim:
- Selecione o ponto Zig zag.
- Largura do ponto entre o 5 ou 6.
- Comprimento do ponto entre o 1 e o 2.
- Tensão da linha normal. (Se você não sabe como regular a tensão da linha do jeito certo veja o artigo: “Como regular a tensão da linha”)
O cordão tem que ficar no meio do zig zag mas sem ficar preso. A agulha não pode passar em cima dele, apenas de um lado pro outro.
Depois de fazer o zig zag de uma ponta até a outra do tecido que deseja franzir, segure o cordão de um dos lados e empurre o tecido na direção contrária. O efeito é o mesmo da forma anterior, porém, é mais fácil puxar o cordão do que as linhas da costura. Depois de ajeitar o franzido do jeito que desejar você pode passar uma costura reta na máquina pra segurar o franzido no lugar e depois uni-lo no seu projeto com uma margem de costura maior para ficar mais fácil de desmanchar os pontos do franzido depois.
Resultado:
3 – Franzir à Máquina com Lastex
A última forma é o franzido com lastex que é a minha preferida. O lastex pra quem não sabe é uma espécie de linha elástica. Vamos usá-lo na bobina e para enchê-la é só enrolar com a mão mesmo esticando ele bem de levinho. Depois é só colocar a bobina no lugar e começar a costurar, eu não faço nenhuma alteração na caixa de bobina. Deixo o ponto no comprimento e na tensão normal.
O tipo da costura é igual a da primeira forma, primeiro uma costura um pouco pra fora da margem e outra paralela, um pouco pra dentro da margem. Mas a diferença é que com o lastex o tecido se franze sozinho! Para fazer a segunda costura é necessário esticar o tecido enquanto vai costurando. E o resultado final é um franzido totalmente perfeito e uniforme. é só uni-lo no seu projeto seguindo a margem de costura e depois não esquecer de desfazer os pontos feitos com lastex pra deixar o acabamento impecável.
Resultado:
DICA: Para quem tem máquina que possui a caixa de bobina, talvez seja necessário soltar um pouco o parafuso, para evitar que a caixa de bobina estrague futuramente e pro ponto com lastex sair direito A dica é que se possível se tenha uma outra caixa de bobina só para o lastex, para evitar que depois a sua máquina fique desregulada para costurar tecidos com a linha comum.
E aí? Qual dessas formas você mais gostou? Conhece alguma diferente? Comenta aqui em baixo pra gente saber. Que tal ver tudo isso na prática?! Assista o nosso vídeo: “Como franzir o tecido (3 maneiras)”.
5 Responses
Muito boa a informação, das 3 gostei mas da túltima
pratico, objetivo, tudo com muito capricho e dedicacao. Parabens minha linda!
Obrigada!!
Olá! Adorei suas explicações. Clara. Calma. Objetiva.
Por favor, eu estou procurando pdfs para pijamas masc e feminino com a blusa de aboatamento e dois bolsos. Também da calça chino feminina cintura alta e calça de elástico feminina. Você tem? Obrigada. Um beijo e felicidades.
Olá! Fico feliz que tenha gostado!
Infelizmente não tenho esses moldes.