Nosso Blog

8 Etapas da Confecção Sob Medida

Para produzir uma roupa sob medida com bom caimento e sem defeitos, é necessário observar algumas regras que favorecem o trabalho. São 8 etapas ou fases, que devem ser obedecidas cuidadosamente:

  1. Escolher o Modelo
  2. Escolher o Tecido
  3. Preparar o Tecido
  4. Fazer a Modelagem
  5. Cortar o Tecido
  6. Iniciar as costuras
  7. Fazer a Prova 
  8. Finalizar as Costuras e Acabamentos

1 – Escolher o Modelo

A escolha do modelo é muito importante! Em geral, as pessoas costumam comprar primeiro o tecido e só depois escolher o modelo da roupa. Mas, para conseguir bons resultados, é aconselhável fazer exatamente o inverso, já que é bem mais fácil conseguir o tecido adequado a um modelo previamente escolhido do que encontrar um modelo que se adapte perfeitamente ao tecido e a metragem que foi comprada. Antes de se decidir, é bom levar em conta o seu tipo físico. Aqui no blog tem um artigo com muitas dicas sobre o que cada biotipo deve evitar e abusar. (CONFIRA AQUI)

2 – Escolher o Tecido

O tecido deve ser escolhido de acordo com o modelo. Além disso, também é bom dar atenção ao tipo físico da mulher. As baixinhas e gorduchinhas, assim como as muito altas, devem evitar as estampas enormes e os tecidos encorpados, dando preferência aos estampados miúdos, poás e listras estreitas. Já as bem magrinhas podem usar e abusar dos estampados e dos tecidos armados, porque isso faz com que elas pareçam mais cheinhas. As cores também são importantes. Os tons escuros e sóbrios emagrecem e alongam a silhueta, já o branco e as tonalidades claras ou vivas engordam.

3 – Preparar o Tecido

Antes de começar a trabalhar com o tecido é preciso prepará-lo para o corte. Basicamente os passos são: Lavar, Passar e Alinhar. Quando eu digo lavar, não necessariamente é lavar o tecido como se fosse uma roupa suja, mas apenas deixar de molho na água. Alguns tecidos encolhem depois que são molhados, por isso é preciso fazer esse processo antes do corte para que a peça final não tenha problemas. Aqui no blog também já saiu um artigo falando melhor sobre isso (CONFERE AQUI). Mesmo que o seu tecido não precise ser molhado antes do corte, ele precisa ser alinhado. Esse processo é simples, veja no vídeo a seguir a melhor maneira de fazer isso:

4 – Fazer a Modelagem

Um detalhe que deve ser feito com bastante atenção para que a modelagem saia maravilhosa são as medidas. É bom já ter uma ficha com todas as medidas possíveis já alistadas para preencher de acordo com cada cliente. Mesmo que a cliente queira fazer apenas uma saia, tire todas as medidas possíveis, mesmo que seja para calças ou blusas. Isso ajuda bastante, pois se no meio do caminho a cliente mudar de ideia sobre a peça que deseja fazer, ou no futuro desejar mandar fazer outras, você já tem todas as medidas. Além disse tire as medidas e confira cuidadosamente cada uma delas para evitar surpresas desagradáveis na hora da prova. Lembre-se: UMA MEDIDA ERRADA PREJUDICA TODA A PEÇA!

5 – Cortar o Tecido

Antes de cortar o molde no tecido, verifique se todas as medidas do molde estão corretas e se a metragem total do tecido foi cuidadosamente determinada. Lembre-se que os tecidos estampados exigem maior metragem, porque se a estampa seguir apenas para uma direção, a parte superior de todas as peças do molde devem seguir no mesmo sentido, do contrário, o motivo da estampa vai ficar de cabeça para baixo. Do mesmo modo, tecidos listrados ou axadrezados devem ser cortados com muita atenção, para que se consiga uma rigorosa coincidência das listras e quadriculados ao nível das costuras. Existem ainda os tecidos felpudos, cujos pelos seguem uma única direção, portanto, antes de cortar, escove o tecido levemente. Neste caso todas as peças do molde devem ser dispostas de maneira que os pelos fiquem virados para baixo.

Com os moldes em mão, fica mais fácil analisar qual a melhor forma de cortar o tecido de modo a evitar desperdícios, mas claro, respeite sempre o fio do tecido! (Não sabe o que é isso? VEJA MAIS AQUI) Comece distribuindo as peças maiores e depois as menores nos espaços restantes. Marque todas as indicações de pregas, pences, casas, bolsos, etc. O tamanho da margem de costura vai sempre depender do tipo de acabamento que vai ser realizado na peça, por isso tire tempo para analisar e decidir o que ficará melhor.

6 – Iniciar as costuras

Depois de cortar o tecido com as respectivas margens de costura e marcar todos os detalhes do molde é hora de começar a costurar.  Algumas costuras devem ser apenas alinhavadas para a prova, como as laterais, zíper e mangas.

7 – Fazer a Prova

Com a peça pré-montada, é importante fazer a prova para verificar quais partes precisam de ajustes. O ajuste mais comum a ser feito é na curva da cintura até o quadril, principalmente se a peça for justa ao corpo. Depois de tudo conferido e ajustado, o próximo passo é fazer a costura definitiva.

8 – Finalizar as Costuras e Acabamentos

Ao iniciar as costuras definitivas, obedeça a uma certa ordem na montagem das peças do molde. Para facilitar seu trabalho, anote estas dicas:

  • Antes de costurar a frente com as costas, monte em primeiro lugar todos os detalhes, como bolsos, carcelas de abotoamentos, presilhas, etc.
  • Quando montar golas e arremates de decote, faça-o com a frente e as costas costuradas apenas pelos ombros, sem fechar as costuras laterais.
  • Sempre que alguma peça tenha detalhes que não influenciem na prova, monte-os antes. Por exemplo, se uma manga tiver punhos, bolso aplicado ou qualquer outro detalhe, tudo deverá estar pronto antes de costurá-la na cava da roupa.
  • As costuras laterais são fechadas sempre por último, porque isto facilita todas as montagens. A única peça que costuma ser montada após o fechamento das costuras laterais é a manga.

 

Fonte: Revista Costura sem Segredos (SINGER)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

fifteen + six =

Está Gostando? Compartilhe

FIQUE POR DENTRO!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo aqui na Linha N'agulha

Seja bem-vindo(a)! Para poder apresentar o site da melhor forma possível, utilizamos cookies. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.